Principais dúvidas sobre Crédito do Trabalhador
Principais dúvidas por produto

-
O que é o Crédito do Trabalhador
Através da Medida Provisória nº 1.292 de 12/03/25, o Goveno Federal criou uma nova forma de crédito consignado para ampliar o acesso a esse tipo de empréstimo para os profissionais CLT de todo país a taxas de juros mais atrativas.
Ele substitui completamente o modelo anterior de empréstimo consignado, conhecido como Consignado de Convênio.
-
Quem pode contratar o Crédito do Trabalhador?
De forma geral, todos os trabalhadores com contrato de trabalho CLT pode contratar o Crédito do Trabalhador. Existem algumas restrições quanto ao tipo do contrato. Por exemplo, trabalhadores temporários e intermitentes, dentre outros, não podem contratar o Crédito do Trabalhador, pois não há garantia de capacidade de pagamento das parcelas mensais.
-
Eu ainda consigo contratar o Consignado Convênio, o antigo consignado privado?
A Medida Provisória nº 1.292 de 12/03/25, que cria o Crédito do Trabalhador, define que ele substitui completamente o crédito Consignado Convênio, então a partir de 21/03/25 nenhuma fintech ou instituição financeira pode conceder empréstimo consignado fora do Crédito do Trabalhador.
-
Como faço para contratar o Crédito do Trabalhador?
O procedimento é um pouco longo, mas resumidamente:
- Você precisa acessar o aplicativo do Governo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) e logar nela com sua conta do Gov.BR
- Vá até o menu "Empréstimo" e faça simulações de valor e parcelas
- Aperte o botão para Solicitação propostas de Empréstimo
- As instituições financeiras credenciadas retornarão suas ofertas para você
- Escolha a oferta que mais lhe agradar
- A Paketá está operando com a QI Tech , então para pegar empréstimo conosco, escolha a oferta da QI Tech
- Você será direcionado(a) para o ambiente da instituição financeira escolhida para concluir a contratação
- Depois de receber o dinheiro na sua conta, seu empréstimo aparecerá na CTPS
-
Porque não estou conseguindo fazer a simulação de empréstimo?
O Governo definiu algumas regras para permitir ou não a contratação do Crédito do Trabalhador. Uma delas é o tipo do contrato de trabalho. Um outra regra é que pessoas que já possuam crédito consignado não podem contrair um novo empréstimo consignado. Existem outras regras internas definidas pelo Governo.
-
Porque a Paketá não aparece na lista de propostas na CTPS Digital?
A Paketá é uma Fintech, empresa de tecnologia do setor financeiro conforme regulamentação do Banco Central. As Fintechs não podem participar diretamente deste processo com a CTPS, somente "bancos" (empresas financeiras com um leque maior de produtos e obrigações com o Banco Central).
Nós estamos operando no Crédito do Trabalhador em parceria com a QI Tech.
Então para contratar com a Paketá você deve escolher a QI Tech.
-
Quando seleciono uma proposta na CTPS, vai pra um outro aplicativo. Isso está correto?
Sim. Quando você solicita propostas de empréstimo, a CTPS Digital notifica as instituições financeiras credenciadas. Elas preparam e devolvem uma proposta para a CTPS.
Quando você escolhe a proposta de uma instituição financeira, a CTPS lhe direciona para o aplicativo dessa instituição escolhida. Lá você conclui a contratação do empréstimo, que deve ser na mesma taxa de juros da proposta apresentada na CTPS.
Para contratar com a Paketá, você deve escolher a proposta da QI Tech.
-
Como eu sei se o empréstimo deu certo?
Se tudo der certo, você receberá o valor contratado na sua conta e o empréstimo vai aparecer na sua CTPS Digital.
Na Paketá, assim que você termina de fazer a solicitação, você já consegue acompanhar o andamento do seu empréstimo pelo nosso aplicativo.
-
O que vai acontecer com o meu empréstimo consignado que contratei antes do Crédito do Trabalhador?
O Governo definiu que esses empréstimos serão migrados para o Crédito do Trabalhador, mas ainda não definiu nem como e nem quando isso vai acontecer. Até lá, tudo continua funcionando da mesma forma, ou seja, a empresa faz o desconto da parcela no seu salário, nos repassa esse valor e nós damos baixa na sua parcela.
Contudo, não é mais possível fazer refinanciamento, mas você ainda pode fazer adiantamento de parcelas e a quitação total do seu empréstimo consignado em credito.paketa.com.br
-
Posso contratar de qualquer banco?
De forma transparente e direta, sim, você pode contratar de qualquer banco, MAS é importante ficar atento a possíveis golpes, taxas escondidas e demais detalhes do empréstimo que você estiver contratando.
A Paketá nasceu com a missão de levar crédito a taxas mais justas para as pessoas. Estamos nesse mercado há varios anos, temos a confiança de grandes instituições financeiras e já ajudamos dezenas de milhares de pessoas a melhorarem sua vida financeira.
-
Qual a diferença entre o Consignado e outras linhas de crédito?
O Empréstimo Consignado, quando comparado com outras linhas de crédito, é mais atrativo por ter menores taxas e descontos direto na folha de pagamento, proporcionando segurança, praticidade e alívio no seu bolso.
-
Quando vale a pena contratar o Empréstimo Consignado?
O Consignado é uma excelente alternativa para antecipar a realização de um sonho, como fazer uma viagem, comprar um carro ou dar entrada em um imóvel, ou até mesmo para quitar uma dívida, pois o Empréstimo Consignado possui juros 6x a 10x menores que outras linhas de crédito.
-
Em quanto tempo o valor estará disponível na conta?
Depois de concluir a jornada de contratação, passando pela biometria e envio de documentos, sua solicitação entra na nossa esteira de análise de crédito, que pode levar até 3 dias úteis* para ser concluída, dependendo do volume de solicitações de empréstimo. Depois disso, dando tudo certo, realizamos a transferência do dinheiro na conta que você possui cadastrada a Chave PIX CPF.**
*Importante: finais de semana e feriados não contam como dias úteis.
** Caso ocorra algum erro no pagamento, a equipe de atendimento da Paketá entrará em contato.
-
O que acontece com meu empréstimo em caso de desligamento da empresa onde trabalho?
Em caso de desligamento, é descontado até 35% das suas verbas rescisórias para o pagamento da dívida e, caso não seja quitada, você poderá emitir os boletos diretamente em nossa plataforma para continuar o pagamento. Nós enviamos um email lembrando todo mês.
Ainda precisa de ajuda?
Para entrar em contato com nosso time de especialistas pelo WhatsApp, basta clicar no botão abaixo.